terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pokemon Ruby/Saphire Detonado

LITTLEROOT TOWN
Sua aventura está começando, sua família está se mudando, você está num caminhão. Você chega em casa e sua mãe pede para você subir e ver seu quarto, suba para o próximo andar. Pegue 1 Potion no seu PC, depois arrume o relógio, agora desça e sua mãe falará algumas coisas para você, saia de casa, e vá falar com sua vizinha, suba ao andar de cima da casa ao lado da sua e fale com o garoto/a que está em frente ao computador, ele irá sair de casa. Vá ao Norte da cidade e você encontrará outro garoto, suba mais um pouco e você irá encontrar um professor sendo atacado por um Pokémon. Ele pedirá para você pegar uma das Pokébolas na mochila, você poderá escolher entre:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMudkip: tipo Água
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireTreecko: tipo Planta
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireTorchic: tipo Fogo
Agora que você escolheu, derrote o Pokémon, é um Poochyena, agora o Profº levará você para o laboratório, e como agradecimento lhe dará o Pokémon que você escolheu como presente. Agora volte para o lugar que você salvou o Profº e suba mais até encontrar uma cidade, você chegou em:
OLDALE TOWN
Vá para o centro Pokémon e recupere seus Pokémon, fale com a mulher que está ao lado da casa vizinha ao Centro Pokémon, e vá para o norte, lá você encontrará o garoto/a que você viu sair de casa, ele é o filho/a do Profº que você resgatou e ele também tem um Pokémon e vai te desafiar para uma luta, o Pokémon que ele usará será sempre mais forte que o seu (se você pegou o de fogo por exemplo ele usará o de água), derrote-o (se preciso, lembre-se que você ainda tem o potion) e volte para Littleroot Town.
Fale com o Profº novamente, ele te dará uma PokéDex e 5 Pokéballs, agora você pode capturar Pokémons. Volte para Oldale Town (sua mãe irá aparecer e te dar um Running Shoes, um sapato usado para correr quando você aperta o botão B) e siga para à esquerda, pela saída que antes você não podia usar, vá em frente, você lutará com alguns treinadores. No caminho haverá duas árvores coloridas, são berries, pegue-as que serão de grande ajuda no jogo, toda vez que ver dessas árvores diferentes, pegue a berry, mais para frente teremos uma explicação melhor. Encontre uma cidade, você chegou em:
PETALBURG CITY
Esta não é uma cidade muito grande, recupere seus Pokémon e vá para o Ginásio Pokémon. Lá você encontrará o líder, ele é seu pai, mas ele dirá que você não tem experiência suficiente para enfrentá-lo e pedirá para um garoto chamado Wally ensinar à você como se captura pokémon, depois disso siga à esquerda novamente, enfrente alguns treinadores e chegará à:
PETALBURG WOODS
Esta é uma floresta escura cheia de insetos, nela você poderá encontrar muitos treinadores de insetos, siga em frente até você encontrar um carinha gorducho, fale com ele e aparecerá outro cara só que vestido de pirata (também pudera né? ele é um), ou com roupa vermelha, mas isso vai depender da versão, ele lutará com você, usará um Poocheyna fraquinho lv.9, vença-o, esse foi o seu primeiro confronto com o Team Aqua ou Team Magma. O carinha te dará uma Great ball por ter o salvado.
Saia da floresta, verá que tem uma casa lá, é o Pretty Petal Flower Shop. Fale com todos aqui e aprenda mais sobre a berry, ganhe alguns itens também, um deles é o regador de berries (Wailmer Pail), para quando você quiser plantar uma. No lado de fora atrás dessa casa tem um lugar com matinho. Examine os espaços vazios onde não tem matinho, em alguns deles tem itens, você poderá encontrar itens escondidos dessa forma. Agora siga ao Norte, lutando com treinadores pelo caminho, você encontrará duas gêmeas querendo lutar, atenção: essa não será uma luta comum, e nem a única do jogo, será uma luta 2×2, há muitos treinadores que lutam assim, vença-as e siga em frente, você chegou em:
RUSTBORO CITY
Uma cidade bem grande, recupere seus Pokémon e procure em tudo, fale com todas as pessoas até encontrar o HM01 CUT que serve para ensinar uma técnica para seu Pokémon para ele cortar árvores. Atenção: a técnica que você ensinar por HM não poderá ser esquecida pelo Pokémon, pense antes de ensinar qualquer HM. Agora vá para o Ginásio local, a líder usa Pokémon de pedra.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireRoxanne usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireGeodude lv.14
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireNosepass lv.15
De preferência, seus pokémon devem estar pelo menos no lv.14, uma dica, eu deixo os meus pokémons no lv.20 logo no primeiro ginásio, no 2º deixo eles no 25, e assim eu vou subindo 5 levels a cada ginásio que passo, assim, não terá muitas dificuldades. Derrote a líder e saia do Ginásio, com essa insígnia, assim que você sair verá o carinha que você salvou em Petalburg Woods correndo atrás do Team Aqua/Magma, volte ao Centro Pokémon e recupere seus pokémon.
Agora suba ao norte e vire à direita, você encontrará o gorducho, continue seu caminho (nesta rota, se tiver sorte, você poderá encontrar o Skitty), siga até encontrar uma caverna com um velho na entrada (Mr. Briney), o velho lhe dirá que seu Pokémon (Peecko) foi roubado e vai pedir ajuda. Entre na caverna e você encontrará o carinha do team Aqua/Magma com um Pokémon pelicano, é o Pokémon roubado, derrote o ladrão (ele tem Poochyena lv.11) e leve o Pokémon de volta para o velho, e volte para cidade, você encontrará o gordinho (você receberá outra Great ball dele) e ele te levará para um enorme prédio na cidade (Devon Corp.), você receberá um Pokénav, uma nova Pokégear, só que mais útil, ele lhe mostra:
- O mapa de Hoenn
- O estado de seus pokémon (status diferente como felicidade e beleza)
- Os treinadores que você já venceu, o que eles falaram, o estilo de batalha, os tipos de Pokémon que usa e até a estratégia
- Suas medalhas e prêmios se você tiver alguma é claro, o Pokémon que ganhou e em que concurso
- Seu Hall of Fame quando você tiver um.
Você receberá 2 tarefas: levar a Letter para Steven e o Devon Goods para Slateport. Agora siga ao Sul da cidade como se voltasse para Petalburg Woods (obs.: essas árvores que parecem cogumelos podem ser cortadas com a técnica Cut), passe pela floresta até chegar a entrada da floresta, desça mais um pouco até encontrar uma casa com um porto e um barco do lado, entre na casa e você encontrará o velho do pelicano brincando, fale com ele e ele lhe perguntará se você quer viajar, responda que sim e ele te levará à uma ilha com seu barco, você chegou em Dewford Town.
DEWFORD TOWN
Uma pequena ilha, pegue seu melhor Pokémon voador ou psíquico e vá para o Ginásio que é de lutadores (caramba desde gold e silver que as ilhas tem ginásio de lutador), esse ginásio é um labirinto até o líder e está com as luzes apagadas, mas assim que você derrotar cada treinador as luzes vão acendendendo um pouco mais, chegue até o líder.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireBrawly usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMachop lv.17
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMakuhita lv.18
Assim que você vencer, poderá usar o HM5 FLASH fora das batalhas para iluminar cavernas, mas você ainda não tem esse HM, então vá ao norte-esquerdo da cidade e encontre uma caverna, nela, fale com a primeira pessoa que você encontrar e ela lhe dará o HM, agora ensine essa técnica á algum Pokémon e ilumine a caverna no andar de baixo, vá procurando até encontrar um homem, ele é o Steven, o cara que você tem que entregar a Letter, ele lhe dará um item como recompensa.
Saia da caverna e vá à direita da ilha, lá tem um pescador (o cara vestido de branco e vermelho), fale com ele e responda yes, você receberá a Old Rod, a vara de pescar Maikarps. Ele lhe ensinará o novo método de pescar, basta apertar A toda vez que aparecer “oh, a bite!”. Agora volte para o porto da cidade e fale com o velho (Mr.Briney) de novo, agora você pode ir para outra cidade, peça para ele lhe levar para essa cidade, você chegou em:
SLATEPORT CITY
Apesar de ser grande, essa cidade não tem Ginásio nem muito o que fazer. Na praia tem uma casinha, derrote 3 treinadores lá e ganhe 6 Soda Pop. Procure um pouco na cidade, fale com todo mundo até achar um lugar que está infestado de Membros do Team Aqua/Magma, este é o Ocean Museu, mas você ainda não pode entrar, procure na cidade por um lugar que parece uma fábrica abandonada (está um pouco mais abaixo do museu, com um barco do lado), fale com todo mundo e volte para o Ocean Museum, agora você pode entrar nele, entre lá, fale com todo mundo, derrote os bandidos e lá estará o Capt. Stern, o cientista a quem você deve dar o Devon Goods.
Agora pode sair a cidade, recupere seus Pokémon, mas antes de sair da cidade, vá numa casa vermelha grande na parte superior da cidade (Pokémon Contest), não é difícil de achar, fale com todos até alguém te dar um item chamado POKEBLOCK CASE, esse item será importante mais para frente, agora siga ao norte, lute com alguns treinadores até chegar a uma bifurcação, tem uma casa aqui chamada Trick House, saiba mais sobre ela no fim do detonado. Do lado esquerdo você poderá enfrentar alguns treinadores, mas siga para o lado direito depois, mais para frente encontrará o filho do Profº (pra quem ainda não percebeu ele é seu rival nesse jogo) ele lutará com você, cuidado, o Pokémon inicial dele está evoluído agora e ele pegou alguns Pokémons, vença-o (você receberá o Item Finder) e siga em frente até chegar em uma cidade, você encontrou:
MAUVILLE CITY
Essa cidade é bem pequena, nela você pode conseguir uma bicicleta, a loja de bicicleta vai te dar uma de graça, você pode escolher entre Mach Bike (que é a mais rápida, sobe rampas e passa por chão quebradiço) e Acro Bike (uma bicicleta que empina apertando B, ela pula pedrinhas e passa por pistas estreitas). Você sempre poderá alternar sua bike vindo aqui. Siga para o Ginásio, nosso amigo Wally (aquele que te ensinou a capturar pokémons) estará lá, derrote-o (ele tem Ralts lv.16) e entre no ginásio com seu melhor pokémon lutador, de fogo, e terrestre, esse Ginásio é de elétricos mas eles usam muitos Magnemites.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireWattson usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMagnemite lv.22
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireVoltorb lv.22
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMagneton lv.23
Vença o líder e pegue a insígnia, agora entre em todas as casas até achar o HM6 ROCK SMASH (em uma delas, você pode ganhar o Coin Case se trocá-lo pelo Harbor Mail, que você consegue na Trick House ou Abandoned Ship, mais informações no fim do detonado, ou se comprar o Harbor Mail no Mart de Slateport).
Vamos ir agora à Cycling Road, é aquela pista na qual você passou por debaixo na sua vinda para Mauville. Entre na casa amarela que está logo na entrada de Mauville, perto da água. A mulher irá deixar você passar se você estiver montado em sua bicicleta. Atravesse toda a ponte, lutando com os treinadores (quase todos tem Magnemites). Depois de lutar com todos, volte a Mauville, ou senão acabará na saída para Slateport. Agora você tem dois caminhos, seguir à norte ou à esquerda de Mauville, por enquanto vamos seguir à esquerda.
VERDANTURF CITY
Saindo à esquerda de Mauville, verá uma casa, ali é o Day Care, você pode deixar até 2 pokémons aqui para que eles ganhem exp., ou até mesmo para que botem ovos. Continue para a esquer da, lute com todos os treinadores e pegue os itens, use o itemfinder perto das flores para achar itens escondidos. Chegará numa cidade.
Vá no Contest (aquela casa vermelha), fale com todos aqui, você também irá receber o Contest Pass, que permite que você participe dos Contests de Hoenn. Verá que no norte desta cidade tem uma estrada para uma caverna, é Rusturf Tunnel, aquela caverna que você salvou o Wingull Peecko do Mr. Briney, o velho do barco.
Dentro da caverna vá imediatamente para a esquerda, passe por uma saída, encontrará um menino, fale com ele e dê 2 passos partindo da esquerda dele, aperte A e ache um item, fale com o menino de novo e ele irá embora, volte para a caverna indo pra cima. Logo verá um casal separado por duas pedras, você terá que ter o HM do Rock Smash ensinado a algum pokémon. Quebre as pedras com essa técnica e, em troca, você receberá o HM04 Strenght. Siga para a esquerda e saia pela outra saída da caverna, lá verá o cara que você salvou na floresta no começo do jogo, fale com ele e receberá uma Repeat ball.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Agora vamos voltar para Mauville, saia pelo norte. Tem uma casa amarela com um cara na frente, fale com ele e terá de lutar com 4 treinadores consecutivamente, note que todos os treinadores tem o nome começando com a letra V. Eles são a Winstrate family, há mais um deles para você lutar na última caverna do jogo. Devolta a rota, quebre as pedras no caminho com Rock Smash, lute com os treinadores e você chegará a 2 caminhos novamente, pra cima uma rota de areia que você não poderá ir pois há uma tempestade de areia que não te deixa passar, então siga à esquerda até uma montanha
Lá você verá uma entrada e uma passagem que está bloqueada pelo team aqua/magma, entre na caverna então, saia pelo outro lado e você chegará á um lugar com algumas berries. Aí perto tem uma casa, entre nela, fale com a velha que ela irá recuperar seus pokémons. Continue andando, chegará a um lugar onde cai cinzas do céu. Lute com todos os treinadores dessa rota e pegue todos os itens, às vezes verá montinhos de terra onde se escondem treinadores ou onde estão itens enterrados.
No fim da rota tem uma casa, fale com o velho lá e receba o Soot Sack. O velho te fará certos tipos de flautas (flute) se você recolher um determinado número de cinzas. Para isso, basta ir pisando no matinho desta rota, note que, cada vez que você pisa no matinho, as cinzas que estão nele desaparecem. Continuando… para chegar a próxima cidade, você deve sair desta rota pela esquerda.
FALLARBOR TOWN E METEOR FALLS
Não há muito o que fazer aqui, aliás, não há NADA o que fazer aqui, a não ser ir no centro pokémon, recuperar seus pokémon e falar com uma garota na frente do PC. Ela se chama Lanette, e é como o Bill das versões anteriores. Tem também nesta cidade a casa do Move Tutor, ele pode ensinar um golpe antigo de um pokémon se você lhe dar um Heart Scale. Examine o meio da cratera que tem na cidade, encontrará um Nugget, você pode vendê-lo no Mart por $5000. Na esquerda da cidade tem mais uma casa, onde há uma menina perto de um buraco na parede, fale com ela para receber o TM28-Dig, guarde-o, pois é necessário para despertar o trio lendário dessas versões.
Agora siga à esquerda da cidade até ver uma ponte, passe por ela, lute com os treinadores, e você chegará à uma montanha. Suba-a e encontre uma entrada (não é nada difícil achar a entrada). Assim que você entrar na caverna, siga à esquerda e você verá uma ponte, ande mais um pouco e você encontrará um professor, ele está rodeado de membros do Team Aqua/Magma que querem roubar o Meteorite, vá até ele e um grupo rival do Team Aqua/Magma aparecerá (se você estiver jogando Sapphire irá aparecer o Team Magma, se for Ruby, Team Aqua), mas dessa vez você não luta com eles, eles irão embora (acho que esqueci de dizer que se você encontra o Team Aqua os Magma´s são os mocinhos e vice-versa), agora fale com o professor (Cozmo) e continue seguindo à esquerda, você encontrará umas poças de água (foi o que pareceu pra mim), pule-as (como você faz nas montanhas) e você chegará na saída.

Agora preste atenção,desça lutando com alguns carinhas e você chegará a RUSTBORO CITY, lembra-se da caverna que você salvou o Peecko, aquele Wingull? Volte para lá e atravesse-a, você chegará em Verdanturf, vá para Mauville denovo, saia pelo norte, quebre as pedras e vá para a montanha onde o Team Aqua/Magma estava barrando, eles não estão mais lá. Agora você pode pegar um teleférico (Cable Car) para o alto da montanha. Entre no teleférico e suba até o topo.


A montanha na verdade é um vulcão. Você agora tem dois caminhos, para baixo (Team Aqua e Magma está bloqueando, esquece…) e para cima, obviamente, para onde você vai. No caminho, você verá o Team Aqua e o Team Aqua batalhando uns com os outros. Vá seguindo até encontrar algum que quer lutar com você, e depois mais outro e depois mais outro, com a diferença que esse, é o líder deles. Prepare-se. Diferente da equipe Rocket das outras versões, o Team Aqua/Magma, não são nada burros e nada fracos, são fortes e se estiverem fracos não deixaram passar a chance de usar uma Hiper Potion.


detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireO líder (Archie/Maxie) usará:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMightyena lv.24
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireGolbat lv.24
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSharpedo/Camerupt lv.25


Vença-o e você poderá descer do vulcão agora. Não se esqueça de pegar o Meteorite que está na máquina ao lado do líder do Aqua/Magma. Na saída do Cable Car vá na passagem ao sul, lute com mais alguns treinadores aqui e sairá na próxima cidade. Observe que há algumas pedrinhas redondas enfileiradas verticalmente, se você tiver uma Acro Bike, você poderá pular sobre elas apertando B.

LAVARIDGE TOWN
Essa cidade é cheia de velhinhos. Como é perto do vulcão, atrás do centro pokémon há uma fonte termal que você pode entrar. Fale com uma velha e ela te dará um ovo de Wynaut, a pré-evolução do Wobbuffet. A casa ao lado do ginásio é o Herb Shop, lá você poderá comprar alguns itens e ganhar um Charcoal de um velho. agora você poderá enfrentar o líder do Ginásio. Ele usa pokémon de fogo. Para encontrá-lo você precisará resolver um pequeno enigma envolvendo fontes termais. Abaixo segue um mapa do ginásio.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
A parte esquerda deste mapa é o piso térreo e a direita o subsolo.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireFlannery usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSlugma lv.26
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSlugma lv.26
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireTorkoal lv.28
Assim que você sair do Ginásio, encontrará seu rival, ele falará algumas coisas e lhe dará um item chamado Go-Googles, com esse item você poderá passar pela tempestade de areia daquele deserto.
Se você sair pela direita de Lavaridge, poderá pular os morrinhos e chegar na entrada do Cable Car, se você subir novamente no Cable Car e ir ao local onde você enfrentou o Team Aqua/Magma, verá que chegaram alguns treinadores que você pode lutar. E se você entrar na caverna que está ao lado do Cable Car, deve ter percebido que há uma pedra redonda lá dentro. Ensine o HM04 Strength para um de seus pokémons, e ele poderá empurrar esse tipo de pedra. Você poderá achar alguns itens nessa caverna empurrando as pedras. Outra coisa que você deve fazer é ir a Fallarbor e entregar o Meteorite para o professor Cozmo, que está em uma das casas da cidade.
Volte naquele lugar onde havia a tempestade de areia (logo acima de Mauville), e entre, aqui é um deserto, você pode pegar itens e lutar com os treinadores (a tempestade de areia estará nas suas batalhas. Há dois tipos de areia aqui, tem uma areia que quando você anda deixa pegadas, é nessa areia onde estão os pokémons selvagens. Sua missão no deserto é achar os fósseis, eles estão no estremo norte-direito. Se escolher o Root Fossil, ele se tornará um Lileep, se escolher Claw Fossil, ele se tornará Cradily.
A LUTA COM O SEU PAI
Lembra do Ginásio de seu pai? Agora você pode enfrentá-lo. Para chegar até lá, é importante passar por Rustboro. Se você estiver perto de Fallarbor, vá até o Meteor Falls e pule aquelas poças d’água, e chegará em Rustboro. Se estiver próximo a Mauville, o caminho mais rápido é ir para Verdanturf e atravessar o Rusturf Tunnel. Nós já estamos quase passando da metade do jogo, depois você não precisará de dar tantas voltas no mapa.
Aproveitando que você está em Rustboro, vá a Devon Corp. (o lugar onde você recebeu a PokéNav) e suba ao 2º andar, lá fale com o cientista do sul-direita, ele ressucitará o seu fóssil, deixe com ele, saia e entre no prédio e fale com ele e receberá o pokémon pré-histórico, isto se estiver com no máximo 5 pokémons na sua equipe. Mas o nosso destino é a cidade de Petalburg, saia pelo sul de Rustboro, atravesse a floresta, continue à direita e chegará a cidade.
Se precisar, recupere seus pokémons e vá ao ginásio. Para achar seu pai (o líder) no ginásio você precisa passar pelos quartos de batalha. Existem vários quartos, cada um com uma habilidade de batalha (por exemplo, no quarto de força eles usam no começo da batalha X-Attack). Encontre o líder e vá à batalha. Ele usa pokémons normais, será uma batalha dura.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireNorman usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSlaking lv.28
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireVigoroth lv.30
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSlaking lv.31
A sua vantagem é que esses pokémon são da espécie bicho-preguiça, além de se moverem de vagar ele precisará de 1 turno para se recuperar depois de um ataque. Tome cuidado na hora de envenenar, paralisar ou queimar um dos pokémons dele pois o ataque principal dos pokémon dele (facade) dobra de poder se estiver sobre Status. Baseie-se nos golpes lutadores.
EXPLORANDO COM SURF
Agora que você venceu ele, pegue o HM03 SURF na casa do lado do Ginásio. Volte para a sua cidade natal (Littleroot) e fale com sua mãe, ela lhe dará o item Amulet Coin por ter vencido seu pai. Agora há algumas coisas para fazer, já que você tem o surf. Vamos a elas!
1. Use surf nos laguinhos que tem na cidade de Petalburg e encontre itens!
2. Atravesse a floresta e use surf no lado direito da ponte e ache 1 item
3. Vá para norte de Rustboro, atravesse o Meteor Falls e use surf no lado direito da ponte que tem pra lá, você pode chegar naquela área onde tem berries se sair da água pela direita-sul
4. Volte pelo Meteor Falls e use surf na praia que tem logo na saída da caverna, vá seguindo as pedrinhas ao norte e chegará numa área nova, onde você poderá lutar com treinadores, achar itens e berries e até encontrar Jigglypuff no matinho
5. Volte para Slateport surfando ao sul-esquerdo de Petalpurg, para ganhar experiência (lembra do caminho que o velho do barco Mr. Briney fazia?, faça o mesmo caminho usando surf, lutando com os treinadores)
6. Quando estiver chegando quase em Slateport verá um barco, o Abandoned Ship, se quiser pode dar uma olhada, mas só poderá ser explorado por completo depois de ter a 7ª insígnea, mais informações sobre ele no fim do detonado
7. Agora siga até Mauville City, mas não vá pela Cicling Road, use surf por ali para achar um item
8. Saia ao norte de Mauville e use surf perto da casa amarela para achar o item
9. Ao chegar em Mauville, você deve ter notado que Wattson, o líder do ginásio desta cidade está lá no meio da cidade, se quiser saber porquê vá até o fim do detonado e veja sobre New Mauville, um lugar a ser explorado agora
E por último, o mais importante para poder continuar a jornada, é a saída à direita de Mauville, onde você pode usar o surf.
NO CAMINHO DO WEATHER INSTITUTE
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Siga à esquerda de Mauville City e encontrará uma praia. Use surf e chegue do outro lado. Lute com todos os treinadores, pegue todos os itens, pois temos um bom caminho pela frente. Logo ao travessar com surf, fale com um pescador aí, ele te dará a Good Rod, uma vara de pescar melhor. Steven irá aparecer, mas ele não quer nada. Se continuar à direita não terá saída. Apenas lute com os treinadores, pegue algumas berries, fale com os velhos na casa (é a casa do Berry Master) para receber mais berries, depois volte ao lugar onde você viu o Steven.
Siga para cima e verá uma grama diferente, alta, nela você não entra de bicicleta. Passe por ela seguindo à norte, mas procure bem todos os treinadores e itens escondidos nessa grama alta. Você chegará em um rio, use surf se quiser, mas depois volte. Atravesse e siga mais ao norte. Verá que tem certas pistas (aquelas faixas brancas enfileiradas horizontalmente) que você pode andar nelas com a acro bike, para pular de uma pista para outra, basta apertar B + a direção que você quer.
Continue seguindo seu caminho ao norte, atravesse uma ponte, lute com mais alguns treinadores. Você encontrará um prédio enorme. Ele é a estação de tempo (Weather Institute). Mas esta invadida pelo Team Aqua/Magma. Entre lá, tem uma cama ali onde você pode recuperar seus pokémons. Tem um PC ali, fique com no máximo 5 pokémons na sua equipe, pois irá precisar de espaço para um que você vai ganhar.
Acabe com todos os membros do Team Aqua/Magma. Em agradecimento você receberá um pokémon especial (Castform). Ele é praticamente um Ditto com a diferença de que se transforma de acordo com o tempo (chuva, sol e granizo). Agora saia do prédio e poderá passar pela ponte que estava interditada pelo Team Aqua/Magma.
Passe pela ponte, dá para usar surf abaixo da cachoeira, mas depois volte, porque você encontrará seu rival, lute e vença e ganhará o HM02 FLY, com ele você pode voar pra qualquer cidade que já tenha ido, mas isso depois de ter a 6ª insígnea, mas já vá ensinado desde já para um de seus pokémons. Ande um pouco mais e logo chegará ao seu destino.
FORTREE CITY
Essa é uma cidade bem diferente, as casas estão no alto de árvores. Recupere seus pokémos. Se você tentou entrar no ginásio descobriu que algo o impede. Siga em frente e saia da cidade. Ande até encontrar uma ponte. Nela o Steven vai lhe perguntar se está pronto para uma batalha, diga que sim e um Kecleon lv.30 aparecerá. Capture, derrote ou fuja e pronto! O homem vai lhe dar um item que serve para identificá-los. Com isso volte para o ginásio e identifique o problema: um Kecleon está tapando o caminho. Ele irá fugir. Agora pode lutar no Ginásio. Esse Ginásio é de voadores.
Aqui segue um mapa, siga as flechas vermelhas primeiro, depois as azuis e depois as amarelas para passar pelas catracas:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireWinona usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSwellow lv.31
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphirePelipper lv.30
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSkarmory lv.32
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireAltaria lv.33
Agora que venceu, volte para a ponte e passe por ela. Se continuar andando chegará a uma rota onde chove. Continue seguindo em frente. Passar por essas rotas não é difícil. Lute com os treinadores, pegue os itens, pegue as berries. Num ponto aparecerão o Team Aqua/Magma dizendo que estão indo ao Mt. Pyre. Você poderá entrar no Safari Zone, mas só se tiver o POKEMON BLOCK, o item que você pegou com a garota em Slateport lembra dela? Para mais informações sobre o Safari, veja no fim do detonado. Ao sul tem um lugar para se usar surf, mas não vá agora, siga seu caminho até o fim, chegará na maior cidade do jogo.
LILYCOVE CITY
Essa cidade é meio grande mas não tem muito o que fazer. Agora recupere seus pokémons e siga ao norte, ainda dentro da cidade, e você encontrará uma loja de departamento (PokeMart grande). Na entrada do edifício estará seu rival. Lute com ele, será sua última luta com ele no jogo.
Então volte para o lugar que encontrou os membros do Team Aqua/Magma. Desça mais um pouco e verá um lago. Vá até o centro do lago e encontrará uma caverna, que é a entrada para uma torre. Nela há vários treinadores. Ache a saída dela (é logo no primeiro andar, mas para treinar, visite todos os andades antes ou depois), suba até o topo, lá encontrará o Team Aqua/Magma.
Derrote-os, o líder deles irão roubar o Blue/Red Orb dos velhos, são itens que fazem despertar Kyogre/Groudon, os guardiões desses jogos, mas calma, o líder irá pegar o Orb errado, e a velha irá te dar o certo, o contrário do que o líder pegou, isso depende de qual versão você está jogando. E depois disso tudo e de explorar toda a torre, saia pro lado de fora da entrada de caverna e continue surfando ao sul, verá que tem uma nova rota para ser explorada, que segue para à esquerda. No final dela, perceberá que está lá na casa do Berry Master.
ESCONDERIJO DO TEAM AQUA/MAGMA
Você tentou achar uma saída à direita de Lilycove e, percebeu que existem Wailmers bloqueando o mar. Tem uma caverninha ali mas o Team Aqua/Magma não deixa passar. E agora, o que eu faço? Calma, não se desespere… você agora deve voar até … Slateport? É meio estranho mas vamos entender porquê. Use a técnica Fly de um de seus pokémons e voe até a cidade de Slateport para ver o que se acontece.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Vá até o porto da cidade, um lugar que vai estar cheio de gente. Entre lá no meio do tumulto e ache um cientista, ele é o Capt. Stern, fale com ele e os reporteres irão. Vá para dentro do porto, o team Aqua/Magma vai estar lá mais eles irão fugir, veja que há uma sombra na água, eles são ladrões e roubaram o submarino do Capt. Stern (entendeu porque vieram para o porto de Slateport?).
Volte para Lilycove City e vá até a praia à direita da cidade. Use Surf ao norte da praia pois à direita ainda estará interditado por Wailmers (o pokémon baleia) que encalharam. Entre na caverna, este é o esconderijo do Team Aqua/Magma. Derrote todos os membros da equipe e derrote os Electrodes, depois disso pegue a Master Ball. Abaixo seguem mapas.
Aqua Hideout:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Magma Hideout:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Agora saia da caverna e os Wailmers terão saído do caminho. Siga à direita e logo você encontrará a Mossdeep City. Se você se sentir pertido, basta olhar sua localização no mapa da PokéNav. Você perceberá que está perto quando ver uma ilha com uma casa isolada (essa casa é onde você pode trocar itens chamados Shards por pedras evolutivas). Se continuar surfando acima de Mossdeep, verá que tem uma caverna, chamada Shoal Cave, saiba mais sobre ela no fim do detonado.

MOSSDEEP CITY
Essa é uma ilha onde há um ginásio pokémon. Primeiro fuce em todas as casas falando com todo mundo, acabará encontrando uma Super Rod, a melhor vara de pescar e o HM08 DIVE, que serve para mergulhar na água quando estiver usando surf, mas primeiro, precisa ganhar a insígnia. Esse ginásio é de psíquicos, e para chegar aos líderes você precisa passar pelo mesmo desafio do ginásio de Viridian nas versões de Kanto(lembram?). Essa vai ser uma batalha dura, os líderes são 2, obviamente vai ser uma batalha dupla. Aí vai um mapa do ginásio:

detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire

detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireTate e Liza usam:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireLunatone lv.40
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSolrock lv.40


Agora que venceu o líder preste atenção: ensine Dive para um de seus pokémon, pegue seus pokémons que tenham Dive, Surf, RockSmash e Strenght e vá para o mar. Para mergulhar, só pode mergulhar na água escura, geralmente é uma mancha azul escuro. Vá até a praia e siga ao Sul. Olhe no mapa, veja se está perto de Sootopolis, verá que tem umas pedras brancas que não te deixa entrar na cidade, nos arredores dessas pedras tem uma grande mancha na água azul escuro, fique em cima dela e mergulhe usando Dive (basta apertar A quando estiver sobre a mancha). Verá que o matinho debaixo do mar são algas marinhas. Procure uma caverninha submersa, ela está mais ao sul, entre nela e então aperte B e responda yes. Você irá para a superfície. Você está na cidade de Sootopolis, o ginásio desta cidade está fechado, não há nada o que fazer aqui, mas pelo menos, quando for a hora de vir aqui basta usar Fly.


Se quiser, agora é uma boa hora para explorar por completo o Abandoned Ship, veja mais no fim do detonado. Na Rota 126, se você mergulhar, haverá chances de encontrar Relicanth, um pokémon necessário para despertar o trio lendário, portanto, quando achá-lo, capture-o. Na rota 128 podem ser pescados Corsola e Luvdisc com a Super Rod, você pode pescar mesmo quando estiver usando surf.


Use Fly até Mossdeep denovo, surfe ao sul, vá olhando no mapa para ver onde você está, siga as pedras na encosta até chegar na Rota 128, agora encontre uma grande mancha azul e mergulhe, você até pode encontrar ela logo ao sul de Mossdeep. Vá nadando até encontrar uma caverna com um submarino na frente. Volte a superfície e estará numa caverna. Chegou a hora do último confronto entre o Team Aqua ou Magma.

ÚLTIMO CONFRONTO COM O TEAM AQUA/ MAGMA – SEAFLOOR CAVERN
Essa caverna é um novo quartel general. Vai ter que encontrar o líder empurrando pedras e quebrando rochas. No final, você luta com o líder. Aqui vão alguns mapas para você se localizar na caverna:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Será uma batalha histórica (sem brincadeira antes da luta aparece até uma pokébola gigante no ar), ele estará em um nível alto, use pokémon lutadores e elétricos e ganhará vantagem.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireO líder (Archie/Maxie) usará:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMightyena lv.41
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireCrobat lv.41
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSharpedo/Camerupt lv.43
Assim que a luta terminar, tudo começará a balançar e um pokémon surgirá, se você estiver jogando Sapphire, será Kyogre, se for Ruby, Groudon, calma, você não luta com ele agora, ele irá embora e você voltará para superfície, se estiver jogando Sapphire, começará uma tempestade, chuva muito forte, se for Ruby, sol forte, fortíssimo, uma seca. Não se preocupe com isso agora, pois está no meio do oceano e na certa não sabe onde está. Mas calma, lembra, lá atrás, que eu falei que poderia voltar a Sootopolis usando Fly? Então agora não terá problemas, basta usar Fly até Sootopolis.
SOOTOPOLIS CITY
Assim que chegar, vá ao centro pokémon e recupere seus pokémons, vá para o Pokemart (lado esquerdo da cidade) e compre Ultra Balls. Você ainda não pode ir para o ginásio. Então, vá para o Norte da cidade e encontre uma caverna. As pessoas falarão algumas coisas, e você entrará na caverna. Ai pode pegar o HM07 WATERFALL, com ele, você pode subir cachoeiras. Essa caverna só tem uma direção, então não é nada difícil de achar, esta caverna é chamada Cave of Origin.
Assim que chegar ao fim dessa caverna, verá um poço, se for Sapphire, será um lago, se for Ruby, será um poço de lava. Também verá as pedras preciosas das respectivas versões (Rubi e Safira). Agora salve o jogo e vá para frente do poço. Agora você lutará com o pokémon lendário. Chegou a hora. Cada pokémon de respectiva versão terá um poder especial. O Groudon de Ruby causará um Sunny Day automático, já o Kyogre de Sapphire, Rain Dance. Será uma batalha dura, e para prosseguir no jogo você precisará capturá-lo ou derrotá-lo. Ele estará no nível 45 e será bem forte. Eu sugiro que não utilize a Master ball, guarde-a para um outro lendário (Latias/Latios). Agora que a luta acabou a distorção no tempo acabou e tudo voltou ao normal. Volte para Sootopolis City e chegou a hora de ir no último ginásio.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire

Esse é um ginásio de água. Pra chegar ao líder precisará resolver o seguinte enigma: O caminho para o líder é de gelo, do outro lado do gelo há uma passarela mas sem escada. Seu objetivo é passar por todos os blocos de gelo sem pisar 2 vezes em um deles. Se conseguir, ela aparecerá. Mas precisará estar na frente da escada também, pois se não, você terá que passar duas vezes por um quadrado de gelo e ele quebrará. Se ele quebrar, você cairá em um lugar com várias treinadoras. Aqui vai mais um mapa:


detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireWallace usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireLuvdisc lv.40
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireWhiscash lv.42
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSealeo lv.40
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSeaking lv.42
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMilotic lv.43
Use um bom pokémon elétrico (tente não usar planta contra Milotic, pois ele tem Ice Beam). Agora sim, tem as 8 insígnias da liga Hoenn. Há algumas coisas mais a fazer. Veja no mapa uma cidade chamada Pacifidlog, tente ir para lá, explore todas as rotas marítimas, lutando contra todos os treinadores, você precisará subir muitos levels, portanto, daqui para frente, jamais descanse. Há umas correntezas, águas que te arrastam, à esquerda de Pacifidlog, lá poderá encontrar treinadores e itens. Consulte também nossas áreas opcionais, que estão no fim do detonado, agora que você tem todos os HMs, todas as insígneas, poderá fazer algumas coisas que coloquei no fim do detonado.
Como agora você tem o HM Waterfall, vamos explorar alguns lugares, trate de ensiná-lo a um de seus pokémons.
1. Voe até Fallarbor e saia pela esquerda, use surf, fique de frente para a cachoeira e aperte A, usando assim o Waterfall, você irá subir a cachoeira, lá, achará um item.
2. Dentro da caverna do Meteor Falls, use surf e depois Waterfall, há uma nova área lá para ser explorada.
3. Vá para Fortree e ande em direção ao Weather Institute, use surf no rio mais abaixo e então suba a cachoeira (veja se está carregando a Acro Bike, se não estiver, basta ir à loja de bikes de Mauville e trocá-la), há uma pequena área a ser explorada acima da cachoeira
Explore bastante vários lugares, quando achar que está preparado, é a hora de ir para a Victory Road. Para fazer isso, siga para Mossdeep ou Pacifidlog e vá até a Rota 128. Agora tente achar um corredor de pedras, vá olhando no mapa e procurando uma grande ilha à direita do continente. Agora ache uma cachoeira e suba, você encontrará um centro pokémon. Esta é a cidade de EverGrande, onde os treinadores mais fortes se encontram. Agora vai precisar estar trazendo os seus pokémons que tenham todas as técnicas de HMs (ensinados), menos Cut, Fly e Dive, que não serão necessárias para atravessar a caverna. Isso quer dizer que você precisará de Flash, Rock Smash, Strenght, Surf e Waterfall para atravessar a caverna. Entre agora na caverna. Você está na:
ÚLTIMA ESTRADA DA VITÓRIA, VICTORY ROAD
Essa é uma caverna gigantesca. Há muitos pokémon, todos acima do lv.35 e no máximo lv.45. Dentro da caverna, uma coisa interessante é que, tem um treinador que está logo depois que você sobe a cachoeira. Ele é um membro da Winstrate family, lembra? Aquela família que todos tem seu nome começando com V (inclusive este treinador também tem seu nome começando com V) e que eles moram numa casinha amarela acima de Mauville. Mas isso é só uma curiosidade. Aqui temos alguns mapas da caverna:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Com a ajuda dos mapas, tente sair dessa caverna infernal e virá alguém te barrar (ah não! Porque? Eu estava quase conseguindo!). Calma, é o nosso velho amiguinho, o Wally! Aquele camarada que te ensinou a capturar pokémons lá no início do jogo. Ele é como um 2º rival e fará uma última batalha com você aqui na caverna, prepare-se, pois ele está com uns pokémons fortes aqui. Aquele Ralts que ele capturou já está bem crescidinho agora, no seu último estágio de evolução.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireWally usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireAltaria lv.44
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireDelcatty lv.43
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMagneton lv.41
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireRoselia lv.44
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireGardevoir lv.45
Derrote-o e finalmente poderá sair da caverna!
LIGA POKÉMON HOENN: O ÚLTIMO DESAFIO
O detonado está acabando e a parte aventura do jogo também. Agora você enfrentará a Elite dos 4. Todos usarão 5 pokémons. Esteja com todos os 6 pokémons da sua equipe ao mínimo no lv.60. Traga os itens de recuperação que você tiver. Aqui, você poderá recuperar os seus pokémos e comprar alguns itens se precisar. Há dois carinhas bloqueando a entrada. Esteja preparado, salve o jogo, você irá enfrentar os 5 maiores treinadores do jogo. Fale com os carinhas, eles vão deixar você passar. Tenha certeza de que está preparado e entre.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireO primeiro deles usa pokémons noturnos. Um tipo lutador tem vantagem contra todos, em alguns pode-se usar fogo e elétrico. O Sidney usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMightyena lv.46
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireCacturne lv.46
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireShiftry lv.48
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSharpedo lv.48
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireAbsol lv.49
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireO próximo oponente será do tipo Fantasma. Evite golpes lutadores e normais. A Phoebe usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireDusclops lv.48
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireBanette lv.49
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireBanette lv.49
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSableye lv.50
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireDusclops lv.51
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireO terceiro é do tipo Gelo. Use golpes de fogo, lutador e elétrico. A Glacia usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireGlalie lv.50
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSealeo lv.50
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSealeo lv.52
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireGlalie lv.52
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireWalrein lv.53
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireO quarto usará tipo Dragão. Use um tipo gelo ou dragão contra ele. O Drake usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireShelgon lv.52
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireFlygon lv.53
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireFlygon lv.53
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireAltaria lv.54
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSalamence lv.55
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireO quinto e último não faz parte da elite. Ele é o campeão. Ele já te ajudou várias vezes em sua jornada. É o homem que você encontrou na caverna de Dewford, a pessoa que lhe falou sobre os Kacleons e até foi ele que lhe deu o HM08. Agora você irá enfrentá-lo. Ele usa pokémons de Aço e são seis. Vai ser difícil. Use um pokémon de fogo de preferência, só não use fogo no Claydol. Ele é o Steven, e ele usa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireSkarmory lv.57
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireAggron lv.56
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireClaydol lv.55
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireCradily lv.56
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireArmaldo lv.56
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireMetagross lv.58
Se vencê-lo, você irá para o Hall da Fama. Pronto! Acabou, zerou o jogo. Mas ainda não acabou. Hoenn é muito grande e existem várias coisas a serem descobertas, agora vá e tente descobri-las.


Áreas Opcionais:


APÓS AS ELITES
Assim que você recomeça o jogo depois de ter derrotado a Elite 4, você está denovo em seu quarto. Desça as escadas e verá seus pais assistindo TV (finalmente encontramos o papai Norman em casa!). Seu pai irá lhe dar um item chamado S.S. Ticket, que permite que você entre no navio de Lilycove ou Slateport. Depois disso, o papai vai embora (era bom demais pra ser verdade, a família reunida em casa…).
Veja o que está passando na TV. Tem um pokémon que anda voando por toda a Hoenn. Daqui por diante você poderá encontrar Latias (se joga Sapphire) ou Latios (se joga Ruby) no matinho, na água … só onde ele não aparece é em cavernas e debaixo d’água. Conforme você vai passando de um lugar para outro, a área onde ele aparece muda. Quando encontrá-lo, não pense duas vezes, jogue a Master Ball, ou senão ele fugirá da batalha e você terá de encontrar com ele mais vezes até capturá-lo. Ele aparece nos matinhos assim como os cães lendários das versões anteriores.
Agora que você já derrotou a Elite 4, vá até a cidade de Mossdeep, entre na primeira casa do norte à esquerda, é a casa do Steven, onde você recebeu o HM08. Tem uma pokébola na mesa, é o Beldum lv.5, um presente do Steven pra você, pegue-a.
VIAJANDO COM O S.S. TIDAL
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Vá até Slateport ou Lilycove e entre no porto da cidade (você pode escolher em qual cidade quer ir). Você verá que o navio chegou e você poderá andar nele. Mostre seu S.S. Ticket pra moça e ela te deixará entrar. Explore todos os quartos, alguns tem treinadores, alguns tem itens… o 2º quarto do corredor de baixo tem uma cama onde você pode recuperar seus pokémons, mas, uma vez que você faz isso, o barco chega ao seu destino, mas ainda temos um pouco a explorar.
Desça as escadas, procure em todos os lixos que você encontrar nesse andar, em um deles há o item Leftovers, ele é bem útil. Você verá aqui aquele velho do barco, isso mesmo, o Mr. Briney! Ele e seu Wingull, o Peecko, estarão no barco, você poderá chamá-lo de Capt. Briney agora, ele virou o capitão do navio.
Quando sair do barco e tentar viajar nele denovo, verá uma nova opção como destino, o Battle Tower. Ele funciona como o Battle Tower da versão Crystal, pegue 3 pokémons seus e parta para uma luta com 7 treinadores, consecutivamente, se ganhar, será recompensado com um bom item como prêmio. Há 2 níveis de dificuldade, lv.50 e lv.100, onde os treinadores usam pokémons só nesses níveis. Uma vez que você tenha vindo aqui pelo navio, poderá voltar quantas vezes quiser usando Fly.
Há mais uma opção do navio, se você tiver o Eon Ticket, você poderá ser levado até a Southern Island, e lá capturar Latias/Latios, dependendo de qual versão você joga. Ele estará no lv.50, mas não vá se animando, isso é um evento da Nintendo que deu esse Ticket.
GRANITE CAVE
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Granite Cave é aquela caverna que tem em Dewford. Há uma nova área que pode ser acessada assim que você tiver a Mach Bike. Você deve subir a rampa mostrada na imagem acima e passar por umas rachaduras com a bicicleta. É preciso ser rápido e virar na hora certa quando preciso. Lembre-se que para andar pelas rachaduras, antes você deve estar 3 passos atrás da rachadura. Você encontrará alguns itens aqui.
TRICK HOUSE
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Esta é aquela casa que fica ao norte de Slateport onde você poderá passar por alguns testes cada vez que derrota um líder de ginásio. Este é um bom lugar para treinar, pois tem treinadores por aqui e no final você recebe um item como prêmio.
Ao entrar na casa aparece uma mensagem que você está sendo observado. Quando a mensagem desaparece, aparece um brilho em algum lugar da sala. Se você examinar o local onde o brilho piscou, aparecerá o Trick Master, um carinha que faz os desafios por aqui. Ele deixa você entrar na passagem que tem ao norte da sala. Abaixo vai as soluções dos problemas:
1º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar Brawly. O brilho está na parte de cima-direita da mesa. Você deve ir usando a técnica Cut pela sala, lutando com os treinadores, faça seu caminho até a saída, que sempre fica no norte-direito da sala. Ao passar pela saída, fale com o Trick Master e receberá um Rare Candy como prêmio. Depois poderá sair.
2º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar Wattson. O brilho está no vaso de planta do lado direito. Você tem que ir pisando numa espécie de botões que mudam as passagens. No final, receberá um Timer ball como prêmio.
3º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar Flannery. O brilho está naquela estante de trás. Você tem que ir pisando numa espécie de botões que mudam as passagens, mas é necessário ter o HM06 Rock Smash para completar o puzzle. No final, receberá um Ever Stone como prêmio.
4º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar Norman. O brilho está na janela da esquerda. Você tem que ir empurrando as pedras com ajuda do HM 04 Strenght para abrir caminho. No final, receberá um Smoke ball como prêmio.
5º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar Winona. O brilho está no vaso de planta do lado esquerdo. Você deve responder 5 perguntas corretamente de uma vez para poder passar, caso erre, começará tudo denovo. Abaixo coloquei as perguntas e suas respostas corretas entre parênteses, estou quebrando um galhinho pra você, mas vê se não acostuma!
- One of these Pokemon is not found on Route 103. Which one is it? (Nincada)
- One of these Pokemon uses Scratch. Which one? (Nincada)
- One of these Pokemon is not of the Grass type. Which one? (Nincada)
- In Prof Birch’s Bag, there were three Pokemon. Which one was at the right? (Mudkip)
- The Devon Researcher was looking for what Pokemon in Petalburg Woods? (Shroomish)
- Which Pokemon was offered for a trade at the Pokemon’s Trainer’s School? (Seedot)
- Which costs more? 3 PokeBalls or 1 Super Potion? (Super Potion)
- Sell one Escape Rope, and buy one Antidote. How much money remains? (175)
- Do one Full Heal and Great Ball cost more than one Revive? (Less)
- Rustboro Gym Leader Roxanne used a Geodude. Was it Male or Female? (Female)
- In Dewford Hall, were there more men or women? (Males)
- The first trainer in Dewford Gym was Male or Female? (Female)
- How many bikes does Rydel display outside his cycle shop? (8)
- How many signs are there in Lilycove City? (8)
- How many people gave you berries at the Pretty Petal Flower Shop? (1)
No final, receberá um TM12 Taunt como prêmio.
6º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar Tate e Liza. O brilho está na parte direita da prateleira. O puzzle aqui é como no ginásio de Fortree, tem que ir empurrando as catracas. Aqui vai um mapa, siga primeiro a seta vermelha, depois verde, depois azul e depois roxo:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
No final, receberá um Magnet como prêmio.
7º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar Wallace. O brilho está na janela da direita. O puzzle aqui é como no ginásio de Mossdeep, tem que ir escorregando pela sala. Aqui vai um mapa, siga primeiro a seta azul claro, depois vermelho:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
O botão circular que está no topo da sala te teleporta para o começo. No final, receberá um PP Max como prêmio.
8º) Poderá ser acessado logo depois de derrotar a Elite 4. O brilho está na almofada de baixo da esquerda. Aqui você tem que ir se deslizando no chão escorregadio e se apoiando nos vasos. Aqui vai um mapa, siga primeiro a seta vermelho, depois azul:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
No final, receberá um Blue/Red Tent como prêmio (depende de qual versão você joga).
Depois disso, o Trick Master dirá que não tem mais Tricks para fazer, e irá sair em uma jornada e nunca mais volta…
NEW MAUVILLE
Você poderá ir a esse lugar assim que tenha obtido o HM03 Surf. Vá até Mauville, você verá que o Wattson está no meio da cidade (pra quem num lembra é aquele velho, líder do ginásio elétrico). Fale com ele e receba o Basement Key, a chave que serve para abrir o portão de uma caverna. Wattson dirá que há um tal de gerador de energia que precisa ser desligado.
Saia de Mauville pelo sul e use surf. Nade para a direita, passe por debaixo da ponte da Cycling Road e verá uma entrada para uma caverna. Entre e destranque o portão com o Basement Key. Explore o lugar, aí vai o mapa:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Aqui você poderá encontrar Magnemite e Voltorb, e suas evoluções se tiver sorte. Aqui há portões azuis e verdes que abrem e fecham, pisando em seus respectivos botões. Pise no botão verde e abrirão todos os portões verdes, mas fecharam todos os portões azuis, e vice-versa. Alguns itens aqui na verdade são Voltorbs. Sua missão é pisar no botão vermelho que está no fim do percurso, assim você desligará o gerador de energia. Após explorar o local, volte para Mauville e fale com Wattson, ele lhe dará o TM24 Thunderbolt como recompensa.
ABANDONED SHIP
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire

Você poderá explorá-lo assim que tiver o HM03 Surf, mas só poderá explorá-lo por completo quando tiver também o HM08 Dive. Ele fica à direita de Dewford, na rota 108.


Vá explorando todas as cabines daqui, lute com todos os treinadores que ver. No andar debaixo, verá que tem uma cabine com a porta trancada, logo você terá a chave para abrí-la. Procure bem, você irá encontrar aqui alguns itens, inclusive a Dive ball. Ainda no andar de baixo, tem 3 cabines ao sul, a do meio tem uma área onde você pode mergulhar e usar Dive, mas antes vamos abrir aquela cabine que estava trancada.


Suba as escadas que estão à esquerda desta sala, chegará em outra sala. Após explorá-la, verá a saída. Chegará numa sala onde tem um cientista, pegue o item que está perto dele, é o Storage Key, a chave que abre aquela cabine trancada. Volte para lá agora mesmo e abra a cabine, achará o TM13 Ice Beam (raio de gelo, um bom golpe de ataque).


Agora vá àquela cabine do meio para usar dive. Debaixo d’água, passe de uma sala a outra, use dive denovo na parte clara para voltar a superfície. Estará numa sala com 6 cabines. Abaixo segue um mapa de dentro das cabines:

detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire

Entre na cabine da direita-sul (é a cabine 3). Verá que irá piscar um brilho. Fique de frente para onde ele piscou e receberá uma chave (que é da cabine 1). O item desta cabine é a Water Stone. Você ainda pode achar nestas cabines os itens Luxury ball e um TM18. Com a chave que você tem, poderá entrar na cabine 1, vá ficando de frente para o local de onde os brilhos piscarem para ver se encontra a chave das outras cabines, vá fazendo isso em todas as cabines.


O mapa acima mostra o lacal onde os brilhos piscam. No final chegará na cabine 2, onde achará o item Scanner. Pronto, pode sair do Abandoned Ship. Vá até o porto de Slateport e fale com o cientista lá, ele é o Capt. Stern e te dará o item DeepSeaTooth ou DeepSeaScale se você trocar com ele pelo Scanner. Estes itens servem para evoluir Clamperl para Huntail ou Gorebyss.


SAFARI ZONE

Áreas Mach Bike, Acro Bike, Esquerda e Direita
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
(as linhas em vermelho dividem as 4 áreas)
Pokémons – Área Direita (sul direito)
Pikachu – 5%
Oddish – 40%
Gloom – 5%
Doduo – 10%
Natu – 10%
Wobbuffet – 10%
Girafarig – 20%
Pokémons – Área Esquerda (sul esquerdo)
Pescando com super rod – Goldeen e Seaking
Surfando – Psyduck
Pikachu – 5%
Oddish – 40%
Gloom – 5%
Doduo – 10%
Natu – 10%
Wobbuffet – 10%
Girafarig – 20%
Pokémons – Área Mach Bike (norte esquerdo)
Pescando com super rod – Goldeen e Seaking
Surfando – Psyduck (e Golduck com 5% de chances)
Oddish – 30%
Gloom – 15%
Doduo – 15%
Dodrio – 5%
Rhyhorn – 30%
Pinsir – 5%
Pokémons – Área Acro Bike (norte direito)
Geodude (usando Rock Smash)
Oddish – 30%
Gloom – 15%
Natu – 15%
Xatu – 5%
Heracross – 5%
Phanpy – 30%
O Safari Zone é uma área onde você pode encontrar pokémons selvagens e você está liberado para capturá-los. Você só poderá acessá-lo após ter o item PokeBlock Case (ele fica nos key itens da mochila). Você recebe 30 Safari balls para capturar os pokémons lá dentro. Você poderá dar um determinado nº de passos lá dentro, quando você der todos esses passos, acabará o seu “tempo” no Safari Zone. Acima temos o mapa do Safari e todos os pokémons que nele se encontram. Tem dois lugares que só podem ser explorados passando com a Mach Bike ou Acro Bike. Há também alguns itens a serem pegos. Tenha uma boa diversão aqui!
SHOAL CAVE
É uma caverna que se encontra surfando ao norte de Mossdeep. As áreas nessa caverna podem ser acessadas dependendo da maré. Depende da hora do dia. Lembra daquele relógio que você acertou no começo do jogo no seu quarto? É nele que marca as horas. Se a hora for de 9am à 3pm ou de 9pm à 3am, é maré alta. Se a hora for de 3pm à 9pm ou de 3am à 9am, é maré baixa. Você poderá achar itens por toda a caverna. Nesta caverna, a novidade é que dá para encontrar Spheal.
Quando for maré alta, você encontrará bolas azuis rodeados por pedrinhas, estes são itens chamados Shoal Shell. Pegue 4 deles. Abaixo segue os mapas de quando a maré está alta:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Há mais o que fazer quando for maré baixa. Você agora encontrará montinhos de terra no chão pela caverna, estes são itens chamados de Shoal Salt. Siga as letras do mapa abaixo para saber onde as entradas vão dar. Há uma caverna de gelo onde há alguns pisos escorregadios, vá deslizando sobre eles para chegar até os itens. E nessa caverna de gelo você terá 10% de chances de se encontrar um Snorunt.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Tendo 4 Shoal Shell e 4 Shoal Salt, vá até o velho careca que está na entrada da caverna e fale com ele, ele fará o item Shell Bell para você, este item funciona como o Leftovers, mas ele só funciona quando o HP de seu pokémon está baixando.


LENDÁRIOS


Neste detonado já falamos quando se captura Kyogre/Groudon e Latias/Latios. Abaixo seguem os demais lendários.
SKY PILLAR – RAYQUAZA
Você só poderá encontrar Rayquaza depois de ter derrotado a Elite 4. Traga a Mach Bike. Use Fly até a cidade de Pacifidlog e nade à direita, seguindo as pedrinhas ao norte, achará uma entrada, e verá uma caverna, atravesse-a e chegará numa torre chamada “Sky Pillar”. Aqui é como o Unknown Dungeon ou Mt. Silver das versões anteriores. Os pokémons nesse lugar aparecem em torno no lv.50.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
1º Andar: Está livre, terá somente um montão de Pokémons selvagens. Siga pelo caminho e chegará no 2° andar.
2º andar: Pra passar por aquelas rachaduras no chão, use sua Mach Bike. E siga livre, lembrando que você não pode perder a velocidade com sua bike, senão você cai no 1° andar, e você tem que pegar velocidade antes de passar pelos buracos. Fique 2 passos atrás da rachadura antes de atravessá-la. E chegue no 3° andar.
3º andar: Aqui está livre, e você notará que terá duas escadas, mas uma está bloqueada, então vá pela da direita.
4º Andar: O mais difícil, você terá que passar por todas as rachaduras, de uma vez só. Mas também tem algumas manhas para ir parando, é só ir mudando de posição, fazendo a bike pegar velocidade. Para você ir para o quinto andar, você tem que cair perto do lugar da escada bloqueada.
5º andar: O mais fácil, só subir as escadas ao lado, mas cuidado pra não cair nos buracos dali.
6º Andar: Só continue, já se preparando para enfrentar um pokémon lendário.
Capturando Rayquaza: Suba ali, e veja o dragão. Use golpes de gelo, pode ajudar na captura. Outra boa dica é você usar golpes que lhe faça adormecer, ficar paralisado, etc. Lembre-se de salvar o jogo antes de capturá-lo.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
O TRIO LENDÁRIO
Para ter o trio lendário dessas versões (Regirock, Regice e Registeel), você precisar ter um Relicanth e um Wailord. O Relicanth você pode encontrar usando dive em algum lugar da rota 126. Para ter o Wailord, o mais fácil é pescar um Wailmer com a Super Rod e treiná-lo até evoluir em Wailord.
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireRelicanth detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphireWailord
Não é necessário ter ganhado a Elite 4 para capturá-los, é necessário ter a 7ª insígnea e o HM08 Dive. Você também precisará estar carregando um pokémon que saiba o golpe Dig. Vá até Pacifidlog e use surf à esquerda, entre nas correntezas o mais ao sul que você puder, e vá fazendo isso, surfando ao sul das correntezas, até achar um lugar onde você pode usar dive, como na figura abaixo:
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Use dive, nade um pouco debaixo d’água e ache uma parede com uns pontinhos (esses pontinhos é o modo de escrita Braille, para cegos). Examine-os e use dive, estará numa caverna. Vá até um paredão e veja a escrita Braille (os pontinhos), então use a técnica Dig do seu pokémon. Abrirá uma passagem, entre. Ponha o Relicanth em primeiro na sua equipe e o Wailord em último. Vá até o último paredão e leia a escrita em Braille. Acontecerá um terremoto, isso quer dizer que os Regis estão liberados. Saia daí e vá atrás deles.
REGIROCK
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Agora pegue seu pokémon que tenha a técnica Strenght e use Fly até Lavaridge, saia pela direita e entre no deserto. Vá para o sul do deserto e verá que abriu uma caverna ali. Entre nessa caverna e leia a escrita em Braille, depois disso, dê 2 passos a direita e 2 passos ao sul, então use Strenght. Abrirá uma passagem, entre, um Regirock lv.40 estará lá, salve o jogo antes de lutar com ele, use a Ultra ball para capturá-lo.
REGICE
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Voe até Dewford e use surf indo a norte, na parte mais esquerda do mapa. Continue subindo o mais norte-esquerda que puder, tem uma ilha aqui, passe pro lado esquerdo dela e suba, até achar uma caverna como na figura acima. Entre nessa caverna, leia a escrita em Braille e não faça mais nada, nem se mexa. É necessário que você não faça nada e que você espere bastante. Depois de alguns minutos de espera, abrirá uma passagem, entre, um Regice lv.40 estará lá, salve o jogo antes de lutar com ele, use a Ultra ball para capturá-lo.
REGISTEEL
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
Traga consigo um pokémon com Fly e vá até o local do Safari Zone (para quem não lembra, fica a meio caminho de Fortree e Lilycove). Do local do Safari Zone, vá totalmente para a esquerda, suba em um lugar e siga à norte, passe em um lugar estreito na grama alta e chegará na caverna da figura acima. Entre na caverna, lá dentro, fique exatamente no centro da caverna. Então, use Fly. Abrirá uma passagem, entre, um Registeel lv.40 estará lá, salve o jogo antes de lutar com ele, use a Ultra ball para capturá-lo.
SOUTHERN ISLAND
Em Ruby/Sapphire você poderá capturar ou só o Latios, ou só a Latias. Mas se você quiser ter os 2, tem um evento da Nintendo que permite que você vá até o outro dragão, numa ilha chamada Southern Island. Você só poderá ir a essa ilha tendo o Eon Ticket, com ele, você pode ir ao porto de Lilycove e pegar o navio até essa ilha. Você achará uma pedra redonda nessa ilha. Veja ela e aparecerá um Latias (se for Ruby) ou Latios (se for Sapphire)
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire
detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire detonado-pokemon-ruby-sapphire-sapphire

Um comentário:

xat


REGRAS:1-Não passar links! 2-Não chingar 3-Não causar confusão 4-Não pedir mod ou owner 5-Se divertir 6-News users terão 1 minuto para mudar o nick ou serão banidos!